Depois que venderam o Dragline a situação do Rio Santa Rosa só se agrava
Este Rio é um dos Braços principais do Rio Parnaíba que forma o famoso Delta do Parnaíba que deságua no Atlântico formando um aglomerado de ilhas, área de proteção ambiental.
O Rio Parnaíba, aqui denominado Santa Rosa no município de Araiose-Ma secou as águas não adentram no leito secundário portanto o Rio Parnaiba está morrendo. As águas só entram no leito na Maré Alta. Toda a população ribeirinha da zona rural e da zona urbana estão sofrendo pois dependem das águas, mas estão imprópria para o consumo humano .
Na zona rural a água apodrecendo e na parte que banha sede do município está salinizada. Precisa-se da atenção da das autoridades competentes pois todos estão sofrendo.
Com o agravamento da crise em 2018, os deputados Pedro Fenandes e Hildo Rocha, cobrados por sua base eleitoral conseguiram recursos junto a Hinor para fazer um paliativo. O serviço foi inciado, mas com a proximidade do inverno a situação se agravou novamente e novamente o rio foi assoreado. Agora em 2019, o deputado Pedro Lucas substituto do pai Pedro já acionou a HINOR e novamente estão lá para fazer o serviço que não é definitivo.
O rio Parnaíba é um rio federal e para fazer o serviço definitivo a ação deve ser diretamente do ministério de Recursos Hídricos porque envolve um valor muito grande e as emendas não são suficiente.
A situação chegou a esse ponto porque dragline doado pelo governo federal para fazer os serviços de manutenção, as dragagens deixou de funcionar por de manutenção. Enquanto o serviço perdurou não tínhamos esse problema, mas equipamento deu problema foi abandonado, assim como outros bem do município.
A ex-prefeita valeria do Manim sem nenhum compromisso com a população de Araioses vendeu o Dragiline com aval da Câmara de vereadores, prejudicando toda uma população que hoje sofre.
A ex-prefeita valeria do Manim sem nenhum compromisso com a população de Araioses vendeu o Dragiline com aval da Câmara de vereadores, prejudicando toda uma população que hoje sofre.
Direto da Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário