Vereador professor encaminhou oficio relatando a situação dos lavradores e pescadores que tem como via o Igarapé do Goiabal (também conhecido como Igarapé do Vermelho), para exercer suas atividades laborais, pesca e agricultura nas ilhas. Como também solicitou perfuração de poços artesianos na região do Remanso, como também das nas comunidades que margeiam o rio santa Rosa em todo seu Curso.
A região do Remanso sofre com o assoreamento da embocadura do rio Santa Rosa tornando a água impropria até mesmo para o consumo dos animais, justiçando a urgência do serviço, tendo vista a estiagem as águas do rio Parnaíba não escoa ao braço chamado de rio Santa Rosa. Como também justificou em regime de urgência outros poços para as comunidades que margeiam a via hidroviária do rio Santa Rosa em todo seu curso que sofrem com a salinidade das aguas e por influência do mar.
Os ofícios foram encaminhados ao deputado Federal Pedro Fernandes que de imediato encaminhou órgãos responsável AIHNOR/DENIT para resolver o problema do assoreamento do Rio santa Rosa e Igarapé do Goiabal.
O Coordenador Geral Hidroviário AIHNOR/DENIT no Maranhão Rafael de Araújo Santos, justificou que embora não seja de responsabilidade da sua pasta a perfuração de poços artesianos, mas com a urgência e emergência o mesmo fez gestão junto a CODEVASF para perfuração dos poços. Também emitiu parecer da viabilidade e inclusão da desobstrução da embocadura do Igarapé do Goiabal.
Agora é aguarda para que tanto a embocadura do Santa Rosa no Remanso e O igarapé do Goiabal tenham soluções definitivas já que o rio Parnaíba se tornou um rio federal e faz parte do projeto de revitalização dos rios do Nordeste.
Segundo O vereador Professor Arnaldo seu trabalho não se resume somente a tribuna da Câmara, mas está em busca de soluções para os problemas de Araioses. Antigas e esquecidos reivindicações do povo pelas gestões municipais. No caso da desobstrução do Igarapé do Goiabal, solucionará da salinidade das águas do rio Santa Rosa( resolvendo em parte o abastecimento de água na sede e em João Peres), tornando-a O Igarapé do Goiabal umas das vias alternativa para exploração do turismo no Delta do Parnaíba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário