domingo, 25 de fevereiro de 2018

Fechar escola em Araioses é prioridade do Governo Municipal

Com informações do Vereador Prof. Arnaldo Machado


O ano letivo começou,  apenas de fachada, a maioria das escolas estão sem condições de funcionar por falta de Carteiras, outras por  más condições físicas  e as que iniciaram as aulas estão em  condições precárias, banheiros e cantinas insalubres.

Professores reclamam, faltam materiais didáticos e quadros sem condições de escrever,  os profissionais da educação estão preocupados com a situação que já foi ruim no ano letivo de 2017. Os alunos reclamam da falta de água para beber e da falta de carteiras e se não chegarem  cedo ficam sem assento. 

Veja o relato de um servidor publico: “os pais de alunos do povoado Baixão das Palmeiras fazem denúncia sobre a água que as crianças estão bebendo na escola unidade escolar José Cardoso no povoado Baixão das Palmeiras , pois as crianças estão bebendo água quente mau tratada do jeito que sai nos canos desse chafariz pra esse bebedor tem um frieze mais não funciona quase 2 anos esse bebedor também. esse é deboche com os filhos de araioses vamos tomar as providências disso mais rápido possível secretário de educação .” 
Bebedoura da Escola   do Baixão das Palmeiras 

“Município de Araioses Ma e toda a zona rural totalmente abandonada entregue à boca dos leões .crianças ficando sem escola por falta dos ônibus que tem que se deslocar pra ir até a cidade pra poder estudar ,e o governo do Prefeito Cristino tirou todos os ônibus da zona rural ! Absurdo descaso total com o povo ! Povoado de melancia onde mora a minha família. A escola Bernado de Almeida falta de 50 cadeiras pra as crianças sentarem .TÁ tudo muito ruim , não vamos se calar diante dessas irregularidades! !😡😡” 
Povoado Cana Brava

Povoado Cana Brava 

“...mais uma denúncia dos pais de alunos do povoado melancias e jiquiri.pois a unidade escolar Bernardo Almeida García está com uma sala de aula do ginásio 6;ano fechado por falta de carteiras e pela manhã outra sala fechada por falta de professores isso não pode acontecer temos que tomar as providências mais rápido possível cadê a justiça da nossa cidade que não vê isso ? já que a justiça não resolve vamos nos unir todas população araiosense e tomar uma atitude.” 

Tomamos conhecimento até o momento que estão sem  funcionar: As escolas dos povoados Torto, Caiçara e Morro do Meio, Gado do Bravo II e ainda sem funcionar o irregular por faltas de carteiras : Tia Lili João Peres, U E. de Barreirinhas, Melancias, EU. São José , Capoeiras , além de escolas da região das Cafuzas, Passagem do Magu, Caetano,  que foram fechadas  do Baixão e Remanso que fecharam um turno uma verdadeira atrocidade com a educação de Araioses . 

Relatou uma mãe de Aluno: "Lutamos para  ter uma escola em nossa comunidade, agora o prefeito quer fechar” 

No povoado Agua Branca o secretário fechou o turno matutino para funcionar apenas os vespertino, com intuito de prejudicar os servidores, mesmo sabendo que pela manhã favorece a aprendizagem das crianças pois as escolas a tarde pegam o sol de frente.

País e mães  do Baixão juntamente com Rosa na galeria da Câmara, protestando contra o prefeito \Cristino

Pasmem...! a escola do povoado Mucambo o secretario tenta fechar a escola para remover os alunos para uma casa alugada no povoado Canto do Saco para funcionar pré-escola, veja as fotos: 

Escola do Mucambo fechada em um turno 
Casa alugada para funcionar a pré-escola
Pais e mães de alunos estão se mobilizando , mas seus clamores ainda não comoveu administração municipal que ver educação como despesa e não investimento.




quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Professor Arnaldo denuncia Prefeito Cristino por não repassar contribuições ao INSS



A auditoria ocorreu por conta da denuncia do presidente do sindicato vereador professor Arnaldo, em virtude da gestão municipal a frente o prefeito Cristino, descontar da remuneração de todos os servidores e repassar ao instituto a contribuições providenciarias apenas o equivalente a remuneração de um salário mínimo, mesmo os que ganham acima do salário mínimo . 


Segundo o presidente do sindicato a contribuição à previdência é o passaporte para a aposentadoria dos servidores e em virtude desse fato que vem ocorrendo, atualmente o sindicato, já ajuizou mais de 300 ações na justiça contra a Prefeitura de Araioses por conta dessa distorção nos repasses à previdência, fato esse que vem inviabilizando a aposentadoria de vários servidores, principalmente professores que tem o piso acima do salário mínimo, muitos com dois turnos preferem continuar no serviço que se aposentar com um salário mínimo, o que drasticamente cairá o seu padrão de vida. 

Essa questão providenciaria é uma luta constante da categoria que se acirrou principalmente com a gestão do professor Arnaldo a frente do sindicato, pois ao longo deste seis anos já protocolou várias denuncias em vários orgãos.

Os auditores do TCE (Tribunal de Contas do Estado) estiveram na prefeitura no mês de Outubro e examinaram as folhas de pagamentos de Janeiro a Setembro e o relatório considera a denuncia procedente parcialmente, pois constataram que cerca dos quase 11 milhões que deveriam ter sido repassada para a previdência e distribuídas através da JFIP nas contas providenciarias dos servidores e patronal, menos de 1/3 cerca de 2 milhões, foram efetivamente repassada a previdência. O relatório ainda aponta as responsabilidades para o prefeito Cristino , Sónia ( de Janeiro ao começo de maio) e Antônio Ferri ( 10 de maio aos dias atuais, período da auditoria ), ambos tesoureiros do município.

LEI Nº 8.258 DE 06 DE JUNHO DE 2005 Dispõe sobre a Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão e dá outras providências.

SUBSEÇÃO III Denúncia Art. 

t. 40 - Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas do Estado. § 1º - Em caso de urgência, a denúncia poderá ser encaminhada ao Tribunal por telegrama, fac-símile ou outro meio eletrônico, sempre com confirmação de recebimento e posterior remessa do original em dez dias, contados a partir da mencionada confirmação. § 2º - A denúncia que preencha os requisitos de admissibilidade será apurada em caráter sigiloso, até que se comprove a sua procedência, e só poderá ser arquivada pelo Tribunal depois de efetuadas as diligências pertinentes. § 3º - Reunidas as provas que indiquem a existência de irregularidade ou ilegalidade, serão públicos os demais atos do processo, observado o disposto no art. 41, assegurando-se aos acusados oportunidade de ampla defesa. § 4º - Os processos concernentes a denúncia observarão, no que couber, os procedimentos prescritos nos arts. 50 a 52

O relatório refere-se a apuração da denuncia que gerou o processo 9388/2017-TCE-MA, disponível a qualquer cidadão.












às 05:37

Mais uma vez a Educação de Araioses sofre mais um golpe pelos vereadores que apoiam o Cristino

votaram a favor do prefeito Mesmo  diante do caos que passa o sistema educacional do município de Araioses os vereadores que apoi...